terça-feira, 3 de maio de 2011

Variáveis

Começaremos com o básico do Visual Basic.net, utilizando o VISUAL STUDIO 2008.

O que são variáveis?

As variáveis têm um propósito único. Armazenar informações em determinadas situações ao longo da execução do software. Tal armazenamento, dura enquanto durar a funcionalidade pela qual ela foi criada ou declarada. Uma variável que é utilizada ao longo de toda a aplicação e não sofre modificação é chamada de constante. Uma constante pode ser utilizada para armazenar cores, parâmetros, fórmulas matemáticas ou financeiras, etc. e consomem menos memória que as variáveis comuns. Existem seis elementos básicos na definição de uma variável:




Variáveis podem ser utilizadas de diversas maneiras:
  • como um contador, que armazena o número de vezes em que um evento é processado;
  • como temporária, para armazenamento de valores oriundos de processos de cálculos ou não;
  • retornando valores de uma função;
  • armazenando a localização de nomes de diretórios ou arquivos;
  • auxiliando em particularidades do desenvolvedor na codificação do Software.
A tabela abaixo apresenta os principais tipos de dados utilizados pelo VB.Net, a lista completa de tipos de dados se encontram em "Data Type Summary" no Help on-line do VB.Net ou no site da Microsoft.


Escolhendo um Tipo de Dados (Data Types)

O VB.Net não requer obrigatoriamente que seja especificado um tipo de dados para uma variável sendo declarada, entretanto, é ideal que se informe o tipo de dado para que a aplicação se torne mais confiável e que reduza o consumo de memória. Caso não seja especificado seu tipo, o VB.Net assume que o tipo será Object. Como se pode observar na tabela abaixo, o tipo Object requer 4 bytes de memória para sua alocação. Supondo que esteja utilizando uma variável que usa uma faixa do código de 0 até 100 e novamente se observa a tabela 3.1, veja que o tipo mais adequado seria o Byte, que consome 1 byte de memória. Isto pode parecer bobagem, mas imagine um software contendo 20 kloc (20 mil linhas de código) e todas as variáveis declaradas a esmo, sem nenhum tipo de dados. O resultado disso seria um software de baixa performance, com problemas de processamento.


Declarando Variáveis

As variáveis têm um nome e tal nome não pode ser declarado de qualquer maneira pelo desenvolvedor. Internamente, o compilador utiliza o que se chama de "palavras reservadas", pois é a única maneira dele diferenciar instruções internas de elementos introduzidos para serem compilados, isto é, não se pode declarar uma variável com o nome de Integer, pois integer se refere ao tipo do dado. Felizmente, o VB.Net, acusa o erro antes mesmo do programa ser compilado. Caso a compilação seja iniciada, um erro é informado para que o mesmo seja corrigido.






O comando utilizado para se declarar uma variável, tanto como Tipo Valor (Value-Type), como Tipo Referência (Reference-Type) é o comando DIM.
Para se declarar uma variável, usa-se a seguinte sintaxe:
Dim nomeVariavel  As Type
 
O comando Dim, é utilizado para se declarar uma variável em todo o ambiente de desenvolvimento do VB.Net, Classes, Módulos, blocos, procedimentos (procedures), funções (functions), estruturas (structures) e, juntamente com cláusula As, é especificado o tipo de dado para a variável.
Exemplos de declarações de variáveis, tipo valor (Value-Type):
Dim numConta As Integer
Dim seqCod As Byte
Dim valorTotal As Decimal
Dim percAumento As Single
 
Bom minha gente, ficamos por aqui por hoje, logo mais volto com alguns
vídeos e tutoriais, peço que comentem os posts por favor, 
para eu ter idéia do que vocês acham mais interessante. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário