quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Mineiros chilenos serão libertados nesta terça-feira (12) com a ajuda de diversas tecnologias

Com o auxílio de games, fibra ótica, cápsula de aço e maquinaria de escavação, os 33 mineiros que sobreviveram ao soterramento em San José, no Chile, devem ser retirados do túnel em algumas horas.

Desde o dia 5 de agosto o mundo tem acompanhado o sofrimentos dos mineiros que estão presos na mina San José - na região do deserto do Atacama - após um desabamento de terra. Os 32 chilenos e um boliviano estão um uma sala de emergência com um espaço limitado a 25 metros quadrados de área e soterrados a 622 metros de profundidade há mais de dois meses.

Devido a possibilidade de novos desabamentos, a única solução encontrada para salvar os mineiros foi perfurar um novo túnel e içá-los. Mas a escavação conseguia avançar, no máximo, dez metros de profundidade por dia. Este é o motivo pelo qual a operação demorou tanto para ser concluída.

A cápsula tem 4 metros de altura, 450 quilos, possui tubos de oxigênio, equipamento de comunicação e um sistema de aferição dos sinais vitais de alta tecnologia. A subida deve durar cerca de 15 minutos, e o tempo estimado de retirada entre um homem e outro será de uma hora, o que fará com que o tempo total de resgate dure cerca de 36 horas.

De acordo com ministro, os trabalhadores irão receber alimentação especial trazida dos Estados Unidos e seguirão as dicas da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) para a operação de resgate. Ele explicou que a dieta especial deve assegurar que eles mantenham um bom nível de pressão arterial durante a retirada. Além disso, os mineiros estão fazendo uma atividade especial de preparação física para aguentar o resgate.

Ainda como parte da ação de retirada, os mineradores receberão roupas feitas de material especial, luvas, água e óculos escuros para que não sofram danos visuais depois de tanto tempo na escuridão.

Passatempo diário

Além de comida e roupa, os trabalhadores também receberam consoles PSP para aliviar a freqüente tensão em que viviam. O uso dos consoles portáteis da Sony foi a maneira que os especialistas acharam para ajudar os mineiros que estavam com sinais de forte depressão.

Fonte: Olhardigital News

Nenhum comentário:

Postar um comentário