quinta-feira, 27 de maio de 2010

Excel - Formatação Condicional Com Máx e Mín

Ola Ola Ola !

Como vão ? Espero que seguindo em frente, quem gosta de ir pra trás é um amigo meu, o Raul (ele gosta de marcha ré no Kibe entendem ?) Bom mas vamos ao que interessa ...

Nesse tutorial vamos fazer algo que para muitos é básico e simples ... lembrando, SIMPLES é diferente de FÁCIL.

ok, let's go then ...

-> Abram uma nova planilha e coloquem o nome I LOVE O PROF THIAGO, e coloquem de 1 até 10, começando da célula A1.



-> Certo, Cliquem na célula A1, deixando-a ATIVA, agora, na guia PÁGINA INICIAL (Office 2010) Guia INICIO (Office 2007), cliquem em FORMATAÇÃO CONDICIONAL, e depois em NOVA REGRA.



-> Clicando agora na última opção > USAR UMA FÓRMULA PARA DETERMINAR ...



-> até agora foi moleza, vamos ao código ...

-> Coloque o seguinte código na caixa de texto

=$A1=MÍN($A$1:$A$10)



** Prestando ateção ao código vocês verão que foi indicado a célula A1 com a COLUNA A Absoluta (=$A1) para fazer isso é so ir apertando F4 até que o $ fique a esquerda do A.

** Logo após isso foi usada a fórmula MIN para achar o menor valor entre todos, no exemplo de ($A$1:$A$10), prestando atenção no valores absolutos (apertar 1 vez o F4)

-> Feito, Então o Excel vai procurar qual o menor valor nesse intervalo de Célular, agora é só clicar em formatar e escolher uma cor e dar OK.



-> Para passar a Formatação Condificional para as demais células podemos usar o PINCEL ou CLICAR em Formatação Condicional > Gerenciar Regras - E alterar o campo APLICA-SE A: para que fique =$A$1:$A$10 Ou usar o pincel.



->Agora é so dar ok e testar, no meu caso eu coloquei verde.



-->E para fazer o máximo é so seguir os passos anteriores e adicionar uma nova REGRA, com a fórmula =$A1=MÁXIMO($A$1:$A$10)



-> E é isso, podemos funções SE, E, OU junto com Formatação condicional, é algo interessante e que ajuda muito principalmente em planilhas impressas.

Fico grato novamente pela atenção e qualquer coisa enviem as dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário